pergunta 1

Depois de implantar o Consulado uma espécie de ditadura que durou de 1799 a 1804 -, Napoleão estabeleceu o Império, portanto, era importante derrotar as principais potências européias: Império Austro-Húngaro, Prússia, Rússia e Inglaterra, governadas por monarcas que temiam ser derrotados por movimentos revolucionários como o que provocou a execução de Luís XVI na França. Para Napoleão, portanto, era importante derrotar esses países e colocar em cada um deles governantes aliados. Nesse sentido, seu principal objetivo era:

A impedir a invasão da Manchúria, em 1931 e o ataque italiano à Etiópia, em 1935.
B alcançar um significativo crescimento agrícola e industrial. Conservando, a princípio, uma posição de neutralidade, os americanos forneciam seus produtos aos países envolvidos no conflito.
C era invadir o território inglês, tarefa difícil de ser realizada. Por localizar-se em uma ilha, a Inglaterra, que tinha uma poderosa marinha, só poderia ser conquistada por mar.
D impedir que o inimigo ocupasse a capital, por isso deixavam a cidade deserta. O perigo era iminente, pois os franceses haviam transportado munição, além disso, dizia-se que os russos tinham deixado no castelo um grande depósito de pólvora.
E derrotar as tropas americanas em Leipzig e a França foi invadida em março de 1814. Entretanto, os vencedores restauraram a monarquia francesa, restituindo o trono a Luís XVIII, irmão de Luís XVI.


pergunta 2

Sobre a Campanha da Rússia é correto dizer que:

A Derrotados, os russos permitiram que o inimigo ocupassse a capital. logo que entraram emMoscou, porém os franceses tiveram uma surpresa: a cidade estava deserta e em chamas.
B A batalha, última de Napoleão, foi travada em Waterloo, região da atual Bélgica (15 km de Bruxelas - em17/08/1815). Derrotado Napoleão foi preso e enviado a Santa Helena, ilha no Oceano Atlântico, onde morreu em 1821.
C Em 1783, a França enfrentou uma longa seca, o que provocou a escassez de alimentos e a elevação de preços. Temendo uma revolta do povo, o rei nomeou Turgot e depois Necker como ministros das finanças. ambos elaboraram planos econômicos, mas não conseguiram resolver os problemas do país. O próprio Napoleão resolveu convocar os Estados Gerais, asssembléias formadas por representantes dos três estados.
D Napoleão Bonaparte, autoproclamado imperador dos franceses, que tem a Europa quase inteira a seus pequenos e vitoriosos pés, mas não conseguiu impedir a fuga do príncipe João, o regente português recém-chegado ao Rio de Janeiro.
E Napoleão é visto, ao mesmo tempo, como herói e vilão dos ideais de liberdade e democracia que há algumas décadas agitam o mundo. Recebido como defensor das monarquias, entretanto, ele recorreu aos mesmos instrumentos de repressão dos velhos regimes. Seu império é construído sobre uma montanha de corpos - incontáveis, mas calculados em algumas centenas de milhares.


pergunta 3

A sua promulgação, concretizada em 36 leis aprovadas entre 1803/04, confirmou e corrigiu a maior parte das conquistas sociais alcançadas pela sociedade civil burguesa a partir da Revolução de 1789. Igualmente, foi marco jurídico da modernidade, assinalando o estabelecimento, no mundo do direito, do reconhecimento das novas relações socioeconômicas decorrentes dos acontecimentos provocados pela queda da Basilha. Trouxe o reconhecimento, entre outros, da propriedade particular, servindo de influência a outros países, inclusive o Brasil. Trata-se:

A Tratado de Verdun
B Tratado de Versalhes
C Proclamação da República Francesa
D Código Civil
E Constituição Monárquica


pergunta 4

SOBRE AS UNIFICAÇÕES - Lutas nacionalistas e populares: As revoluções ocorridas na Europa em 1830 e 1848 desencadearam diversos movimentos nacioanalistas na Itália, foram eles:

A Movimento Jovem Itália - de caráter republicano, Ressurgimento - de caráter liberal, Sociedade Agrícola - de caráter republicano.
B Movimento Jovem Itália - de caráter republicano, Ressurgimento - de caráter monárquico, Sociedade Carbonária de caráter popular.
C Movimento Jovem Itália - de caráter republicano, Ressurgimento - de caráter liberal, Sociedade Carbonária de caráter monárquico.
D Movimento Jovem Itália - de caráter republicano, Ressurgimento - de caráter aristocrático, Sociedade Carbonária de caráter popular.
E Movimento Jovem Itália - de caráter republicano, Ressurgimento - de caráter liberal, Sociedade Carbonária de caráter popular.


pergunta 5

Sobre a Unificação Italiana é incorreto dizer que:

A Garibaldi queria que a Itália se tornasse uma república democrática, mas não teve força suficiente (econômica e militar) para assumir o governo.
B O desfecho da Unificação italiana ocorreu com a Guerra Franco-Prussiana (1870). Apoiando o Império Austro-húngaro, Cavour, após a derrota da França, ocupou os Estados Pontifícios (Questão do Cativeiro de Roma), recuperando a cidade que no passado foi grande símbolo da força e prestígios dos latinos no mundo.
C Apesar de vitorioso, o movimento liderado por Garibaldi não teve forças suficientes para assumir o país, acabou submetendo-se ao comando do Reino de Piemonte-Sardenha.
D Os fatores que possibilitaram a liderança de Piemonte-Sardenha foram: a forte presença da burguesia que promoveu um grande desenvolvimento industrial na região norte da Itália, a política beligerante de Cavour (rico latifundiário, banqueiro e industrial), primeiro na Guerra da Criméia contra a Rússia e depois na guerra contra o Império Austro-húngaro. Pretendia tornar a Itália uma monarquia constitucional.
E Entre os fatores que retardaram o liberalismo na Itália foram: a fragmentação territorial e autonomia política das cidades italianas, influência da ideologia católica na região e intervenção de potências estrangeiras no país (Império Austro-húngaro e França).


pergunta 6

Sobre a Unificação Italiana, os projetos políticos para a Itália Unificada foram idealizados por Cavour e Garibaldi, são os projetos respectivamente:

A pretendia uma Monarquia Constitucional italiana e queria tornar a Itália uma República Democrática.
B pretendia uma Dinastia Democrática italiana e queria tornar a Itália uma República Democrática.
C pretendia uma Monarquia Constitucional italiana e queria tornar a Itália uma Monarquia Democrática.
D pretendia uma República Democrática italiana e queria tornar a Itália uma Monarquia Constitucional.
E pretendia uma Monarquia Democrática italiana e queria tornar a Itália uma República Autoritária.


pergunta 7

Assinale a incorreta:

A As pré-condições para a Unificação Alemã foram o desenvolvimento capitalista do Reino da Prússia (norte), o forte controle político da Áustria (Império Austro-húngaro) na região e a existência de uma união aduaneira entre os diversos estados germânicos (Confederação Germânica).
B Havia dois poderosos Estados Alemães disputando a unificação: a Prússia e a Áustria(Império Austro-húngaro). Atualmente a Prússia não existe mais. Faz parte do território alemão. E a Áustria, por sua vez, é uma país separado da Alemanha.
C Na Alemanha, a unificação política começou antes da unificação econômica. O motivo disso foi à criação do Zollverein, palavra alemã que significa união aduaneira. Isto se tratava de uma união econômica dos diversos pequenos Estados Alemães. O comércio entre eles estava isento de taxas alfandegárias (impostos sobre importações).
D O problema do Império Austro-húngaro é que ele era um império de população e culturas alemãs, mas dominava vários outros povos, como húngaros, tchecos, eslavos, além dos italianos. O governo austro-húngaro tinha que concentrar suas energias no combate às revoltas nacionalistas desses povos. Por isso, não teve forças para enfrentar a Prússia.
E O rei prussiano Guilherme I tinha como primeiro ministro Otto Von Bismarck (artífice ou construtor da unificação). Bismarck pertencia à aristocracia agrária, mas percebeu a importância de unir os grandes proprietários de terras e os burgueses. Desprezou idéias políticas liberais e acreditou que a unificação iria acontecer pela guerra, com ferro e sangue.


pergunta 8

Sobre a Primeira Guerra Mundial marque a incorreta:

A Os governos da época autorizaram, por exemplo, que a imprensa divulgasse notícias sobre o número de mortos, feridos e prisioneiros, a não ser as transmitidas pelos comunicados oficiais. Os diretores dos jornais, além disso, divulgaram as informações sobre forças, planos de batalhas, nomeações e alterações de comando.
B Deu-se origem a uma propaganda de guerra, desenvolvida por meio de cartazes, volantes, placas e artigos de jornais. Os governos contrataram artistas, intelectuais e publicitários para estimular o povo na participação efetiva da guerra. A propaganda de guerra envolvia também informações sobre o desdobramento das campanhas militares.
C Trincheiras eram escavações estreitas e profundas no terreno, fortificadas por arame farpado, onde os soldados se protegiam contra o inimigo; ficavam separados na frente inimiga por um teritório aberto. Se o inimigo atacasse avançando por esse território, seria facilmente atingido pelo fogo das metralhadoras e, assim, os exércitos eram capazes de resistir a qualquer ofensiva, mas também ão podiam avançar. Criou-se assim uma guerra de desgaste no lugar de um conflito que pudesse ser resolvido com poucas batalhas.
D Em maio de 1915, um submarino alemão afundou o transatlântico inglês Lusitânia, com cerca de 1200 passageiros, 128 dos quais cidadãos norte-americanos. Esse fato provocou uma forte reação de indignação nos Estados Unidos, que decidiram por isso fortalecer sua já intensa colaboração econômica com a Inglaterra em prejuízo da Alemanha.
E Ao lado dos combates em terra firme, teve início, ainda em 1914, a guerra nos mares. Aproveitando a superioridade naval, a Inglaterra submeteu a Alemanha a um rigoroso bloqueio marítimo. A resposta dos alemães foi lançar a guerra submarina, o que ampliou os limites do conflito para todos os oceanos.


pergunta 9

Sobre a entrada dos Estados Unidos no conflito:

A Durante o conflito a Rússia retirou-se do conflito devido à revolução socialista provocada pela falta de recursos à população civil. Dando apoio ao Czar (imperador) o povo ingressou na revolução e promoveu mudanças sociais.
B Durante o conflito, era difundido entre os altos oficiais alemães que a guerra seria vencida pela Alemanha em curtíssimo tempo. Segundo seu esquema estratégico, as tropas alemãs deviam aniquilar primeiro os russos na frente oriental e, em seguida, atacar os franceses na frente ocidental.
C O Império Austro-húngaro era formado por população e culturas alemãs, mas preservava a cultura e governo de vários povos, como eslavos, húngaros, tchecos e italianos. Havia inúmeras revoltas.
D A intervenção norte-americana, que garantia um constante e crescente fluxo de armas e provisões para a Tríplice Entente. O exemplo dos Estados Unidos foi seguido pela Grécia, que entrou na Guerra ao lado dos Impérios Centrais.
E Em abril de 1917, o presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, declarou guerra aos Impérios Centrais. Após o afundamento de navios norte-americanos por submarinos alemães.


pergunta 10

Consequências da Unificação Alemã:

A Acabou com o equilíbrio europeu: no prazo de algumas décadas, a Alemanha se transformou na líder da Europa, provocando uma disputa tardia pelas regiões coloniais e o desenvolvimento de uma política de alianças: com clara intenção de isolar a França, a Alemanha selou a Tríplice Aliança em 1822 com a Áustria (Império Austro-húngaro) e a Itália. Além disso, limitou a imigração para a América em função das guerras pela unificação.
B Rompimento do equilíbrio europeu: no prazo de algumas décadas, a Itália e a Alemanha disputaram a liderança industrial e militar da Europa. O atraso da Revolução industrial no país provocou uma disputa tardia pelas regiões coloniais e o desenvolvimento de uma política de alianças foram essas as consequências das unificações.
C Rompimento do equilíbrio europeu: no prazo de algumas décadas, a Alemanha se transformou em potência industrial e militar da Europa. Eclosão da revolução industrial no país: provocou uma disputa tardia pelas regiões coloniais. Desenvolvimento de uma política de alianças: com uma clara intenção de isolar a França, a Alemanha selou a Tríplice Aliança em 1822 com a Áustria (Império Austro-húngaro) e a Itália. Além disso, a imigração dos americanos para a Europa ganhou grande impulso em função das guerras pela unificação.
D Desequilíbrio europeu porque em algumas décadas a Alemanha se transformou na primeira potência agrícola e industrial da Europa. Além da eclosão da Revolução Industrial no Brasil: provocando uma disputa tardia pelas regiões coloniais. Desenvolvimento de uma política de alianças: com uma clara intenção de isolar a França, a Alemanha selou a Tríplice Aliança em 1822 com a Áustria (Império Austro-húngaro) e a Itália. Além disso, a imigração para a América ganhou grande impulso em função das guerras pela unificação.
E Rompimento do equilíbrio europeu: no prazo de algumas décadas, a Alemanha se transformou na primeira potência industrial e militar da Europa. Eclosão da Revolução Industrial no país: provocando uma disputa tardia pelas regiões coloniais. Desenvolvimento de uma política de alianças: com a clara intenção de isolar a França, a Alemanha selou a Tríplice Aliança em 1822 com a Áustria (Império Austro-húngaro) e Itália. Além disso a imigração para a América ganhou grande impulso em função das gueras pela unificação.


pergunta 11

TEXTO 1 - "Durante o conflito, era difundido entre os altos oficiais alemães que a guerra seria vencida pela Alemanha em curtíssimo tempo. Segundo seu esquema estratégico, as tropas alemãs deviam aniquilar primeiro o exército francês na frente ocidental e, em seguida, atacar os russos na frente oriental".
TEXTO 2- "Foi um período de "ilusão", porque representou um período caracterizado pelo otimismo e certeza de estabilidade e paz duradouras. O século XX apresentou inovações tecnológicas até então nunca vistas, mas a paz não foi duradoura."

Os textos 1 e 2 referem-se respectivamente:

A Período da Primeira Guerra Mundial e Revolução Socialista da Rússia.
B Guerra Relâmpago e Bela Época.
C Guerra das Trincheiras e Propaganda de Guerra.
D Guerra Relâmpago e Propaganda de Guerra.
E Guerra Relâmpago e Guerra de Trincheiras.


pergunta 12

Por que o assassinato do herdeiro do Império Austro-húngaro foi o estopim da guerra?
A alternativa que melhor responde esta questão:

A Foi o motivo imediato porque já existia rivalidade. O herdeiro foi assassinado por um jovem estudante sérvio o que provocou a declaração de guerra do Império Austro-húngaro contra a Sérvia. A Alemanha apoiou o Império Austro-húngaro, a Inglaterra apoiou a Sérvia e todos os demais países se envolveram direta ou indiretamente.
B Foi o motivo imediato porque já existia rivalidade. O herdeiro assassinado por um jovem estudante sérvio provocou a declaração de guerra do Império Austro-húngaro contra a Alemanha. A Inglaterra apoiou o Império Austro-húngaro, a Alemanha apoiou a Sérvia e todos os demais países se envolveram direta ou indiretamente.
C Ao visitar Sarajevo, capital da Bósnia- região anexada ao Império Austro-húngaro- o príncipe herdeiro Francisco Ferdinando terminou sofrendo um atentado que lhe roubou a vida, juntamente com sua esposa, em 28 de junho de 1914. O autor foi um estudante nacionalista ligado ao Império Turco-Otomano.
D Previa um poderoso ataque sobre o Ocidente, passando pelo teritório belga atingindo o coração econômico da França. Após feri-la mortalmente, os alemães se voltariam para os russos.
E Em 28 de julho de 1914, o Império Austro-húngaro responsabiliza a Grécia pelo assassinato do príncipe herdeiro enviando um ultimato que acabaria com a independência do país.


pergunta 13

A marinha alemã, utilizando seus submarinos, afundou navios de países tidos neutros, alegando que transportavam alimentos para os inimigos. Foi o caso, por exemplo do afundamento dos navios Lusitânia e Arábia, dos Estados Unidos, e do navio Paraná, do Brasil. Essa fase da guerra foi assinalada por dois grandes acontecimentos: a entrada dos Estados Unidos no conflito (6 de abril de 1917) e a saída da Rússia (3 de março de 1918). Trata-se da:

A Primeira Fase da Guerra
B Segunda Fase da Guerra
C Terceira Fase da Guerra
D Período da Paz Armada
E Período da Propaganda de Guerra


pergunta 14

Foi marcada pela intensa movimentação dos exércitos beligerantes. Depois de uma rápida ofensiva das forças alemãs em teritório francês em setembro de 1914, a França organizou uma contra-ofensiva, detendo o avanço germânico sobre Paris (Batalha de Marne). A paritr desse momento nenhum dos lados conseguiu estabelecer vitórias significativas sobre o outro. Havia um equilíbrio de forças nas frentes de combate. Trata-se:

A Primeira Fase da Guerra
B Segunda Fase da Guerra
C Terceira Fase da Guerra
D Do período da Guerra Fria
E Propaganda de Guerra


pergunta 15

A intensa movimentação das tropas foi substituída por uma guerra de trincheiras em que cada um dos lados procurava garantir suas posições, evitando a penetração do inimigo. Trata-se:

A Primeira Fase da Guerra
B Segunda Fase da Guerra
C Terceira Fase da Guerra
D Do período da Paz Armada
E Do período da Propaganda de Guerra


pergunta 16

Nas circunstâncias históricas da época, o assassinato de Francisco Ferdinando serviu de motivo para uma reação militar da Áustria (Império Austro-húngaro) contra a Sérvia. Então, devido à política de Alianças, outros países envolveram-se no conflito, numa verdadeira:

A reação dos povos para a união européia e a paz duradoura.
B onda de otimismo e certeza de paz duradouras.
C reação em cadeia ou efeito dominó.
D criação do período Bela Época.
E criação da Liga das Nações.


pergunta 17

Sobre a mulher na Primeira Guerra Mundial é incorreto:

A As indústrias se adaptaram à fabricação de armas e passaram a trabalhar sem interrupção. As mulheres tiveram que ocupar o lugar de milhões de homens, que foram para a frente de batalha. Por isso, ganharam uma nova posição, mais respeitada na sociedade.
B Ocuparam o lugar dos homens na frente de trabalho. O que garantiu uma nova posição social, mais respeitosa na sociedade. Esse seria um importante fator para a conquista de direitos pelas mulheres.
C Mantiveram sua posição social, entretanto mais respeitosa na sociedade. Esse seria um importante fator para o atraso na conquista de direitos pelas mulheres, após o fim da guerra.


pergunta 18

O Tratado de Versalhes estipulava, por exemplo, que a Alemanha deveria, exceto:

A restituir a região da Alsácia-Lorena à França.
B ceder outras regiões à Bélgica, à Dinamarca e à Polônia.
C entregar quase todos os seus navios mercantes à França, à Inglaterra e à Bélgica.
D receber uma ajuda em dinheiro dos países vencedores.
E reduzir o poderio militar de seus exércitos sendo proibida de possuir aviação militar.


pergunta 19

A Reação em cadeia - 1914:

A 28/7----Império Austro-húngaro declara guerra à Sérvia. 29/7----Sérvia e Rússia contra o Império Austro-húngaro e Alemanha. 1º/8----Alemanha declara guerra contra Rússia e França. 4/8---- Para atingir a França, exércitos alemães e austríacos invadem a Bélgica (neutro). 5/8----Inglaterra declara guerra contra a Alemanha.
B 28/7----Império Austro-húngaro declara guerra à Sérvia. 29/7----Sérvia e Austro-húngaro contra o Império Russo. 1º/8----Alemanha declara guerra contra Rússia e França. 4/8---- Para atingir a França, exércitos alemães e austríacos invadem a Bélgica (neutro). 5/8----Inglaterra declara guerra contra a Alemanha.
C 28/7----Império Sérvio declara guerra à Austria-Húngria. 29/7----Sérvia e Alemanha contra o Império Russo. 1º/8----Alemanha declara guerra contra Rússia e França. 4/8---- Para atingir a França, exércitos alemães e austríacos invadem a Bélgica (neutro). 5/8----Inglaterra declara guerra contra a Alemanha.


pergunta 20

Países que surgiram após a Primeira Guerra Mundial:

A Iugoslávia, Tchecoslováquia, Polônia, Lituânia, Letônia, Estônia, Finlândia e a divisão: Áustria e Hungria.
B A divisão: Áustria e Hungria, como dois novos países; o surgimento da Iugoslávia, Tchecoslováquia, Polônia, Lituânia, Letônia, Estônia, Itália e Finlândia.
C Do Império Austro Húngaro surgiu a Áustria, Hungria, Iugoslávia, parte da Tchecoslováquia; do Império Alemão parte da Polônia e da Tchecoslováquia; do Império Britânico surgiu a Lituânia, Letônia, Estônia e Finlândia.