História Geral - Fátima Regina F. Wronka

O FASCISMO ITALIANO

bronzestar_swing_md_wht.gif

Preencha corretamente:
O FASCISMO ITALIANO

A Itália após a Primeira Guerra viveu uma crise violenta. Os operários, sob a influência dos comunistas, chegaram a fazer greves com ocupação e controle das fábricas (1919). Nesse período de lutas de classes, surgiu o liderado por . No começo, reunia bandos de ex-soldados, neuróticos de guerra, desempregados, vagabundos e policiais. Controlados pelos empresários para perseguir os sindicalistas e socialistas. Com o tempo, os fascistas passaram a ser um partido político com idéias e projetos próprios, com a prática de agredir fisicamente os adversários.
Em 1922, milhares de militantes fascistas vestidos de camisas negras executaram a (1922).Apoiado pela burguesia, os fascistas, levaram Mussolini ao poder. Nas eleições,confusão, com bandos paramilitares fascistas executando inimigos políticos impunemente, Mussolini mandou fechar todos os outros partidos e prendeu seus opositores. Estava implantada a . Somente o partido fascista estava autorizado a existir na Itália.
Com , Mussolini fez um acordo com a Igreja, o . A partir dele surgiu o , onde mora o papa e que fica num bairro de Roma. Em troca, papa reconheceu o Estado italiano.


Clique aqui